domingo, 25 de agosto de 2013

Desde que assumiu nova identidade, o Toyota Auris tem-se diferenciado do seu antecessor por centrar a gama apenas nas carroçarias de três e cinco portas, a que depois acrescentou uma versão híbrida, mais compatível com o meio ambiente.
€28.000

Características
Touring Sports 1.4 D-4D, nível Exclusive

Motor: 4 cilindros em linha, 8 válvulas, gasóleo, injecção directa, turbo, common rail, com 'start-stop
Cilindrada: 1.364cc
Potência máx.: 90cv às 3.800rpm
Binário máx.: 205Nm às1.800-2.800rpm
Transmissão: manual de 6 velocidades
Tracção: dianteira
Velocidade máxima: 175km/h
Aceleração 0-100km/h: 13,0 segundos
Consumo médio: 4,2 litros/100km
Consumo urbano: 4,9 litros/100km
Consumo extra-urbano: 3,8 litros/100km
Emissões CO2: 110g/km (Euro V)

Desde que assumiu nova identidade, o Toyota Auris tem-se diferenciado do seu antecessor por centrar a gama apenas nas carroçarias de três e cinco portas, a que depois acrescentou uma versão híbrida, mais compatível com o meio ambiente. Chega agora a carroçaria familiar, mais versátil e espaçosa.

Com esta nova variante, designada Touring Sports, a Toyota procura manter a tendência de crescimento no segmento, pressupondo este alargamento da gama um incremento significativo nas vendas do modelo em Portugal, onde o peso das carrinhas é, em geral, superior aos 50% do volume total.

Razões mais do que suficientes para uma certa expectativa e até ansiedade em relação à inclusão na gama desta nova versão, que promete seduzir não apenas do ponto de vista estético, mercê das linhas modernas e atraentes, mas também pelo que oferece em polivalência, a começar pela capacidade da bagageira, e em alternativas, já que também vai estar disponível numa variante híbrida.


Bagageira com 530 litros
Exteriormente, há semelhanças com o actual Toyota Auris de cinco portas, mas apenas na parte frontal, onde são evidentes os traços estilísticos que definem a nova geração do modelo. O mesmo não se passa no perfil, como é natural, pois aí sobressaem as janelas de maiores dimensões, de três painéis, o que melhora a luminosidade num interior amplo, bem acabado e com materiais de qualidade. A traseira, embora redesenhada, identifica-se com o resto da gama.

Mas os maiores trunfos da nova carrinha estão, sem dúvida, nas múltiplas soluções que facilitam a vida a bordo, como o "Easy Flat", que permite rebater as costas dos bancos traseiros com um simples toque nas alavancas situadas na própria bagageira, o duplo fundo mala, para guardar pequenos objectos, ou a rede para travamento da carga.

Depois, a bagageira oferece uma capacidade ímpar na classe: 530 litros, susceptíveis de chegarem aos 1.658 com o rebatimento dos bancos traseiros. Na versão híbrida não há qualquer perda de capacidade, já que as baterias estão alojadas sob os bancos traseiros. Para toda esta generosidade contribui o maior comprimento (+28,5) em relação à versão de cinco portas.


Primeira carrinha híbrida
No que diz respeito a motores não há novidades, mantendo-se as alternativas que o resto da gama oferece, bem como a versão híbrida, sendo a Auris Touring Sports a primeira carrinha do segmento com esta tecnologia. Assim, nas versões a gasolina estão disponíveis dois motores, ambos atmosféricos, de 1.33 e 1.6 litros, de 99 e 132cv, respectivamente. As opções a gasóleo são também duas, com os motores turbodiesel 1.4 D-4D, com 90cv, e 2.0 D-4D, de 124cv.


Foi nas estradas da ilha espanhola de Palma de Maiorca que tivemos o primeiro contacto dinâmico com a nova carrinha do construtor nipónico, primeiro com a versão híbrida, que resulta da combinação do propulsor a gasolina de 1.8 litros com o motor eléctrico, e depois com a motorização turbodiesel mais potente, a 2.0 D-4D. E a impressão deixada foi bastante agradável, sobretudo ao nível do conforto e do prazer de condução proporcionado.

Já à venda no mercado nacional, em quatro níveis de equipamento (Exclusive, Comfort +Pack Sport, Comfort e Active), a nova proposta da Toyota tem preços que oscilam entre os 19.360 e os 25.200 euros, para as versões a gasolina equipadas com o motor 1.33 (99cv). Com o motor turbodiesel, as versões 1.4 D-4D (90cv) custam entre 23.000 e 28.000 euros. As motorizações a gasolina de 1.6 e turbodiesel 2.0 D-4D estão disponíveis por encomenda. Finalmente, na versão híbrida os preços são de 26.875 euros (nível Comfort), e de 29.040 euros (Exclusive).



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