sábado, 29 de março de 2014


                         

Sendo o Android, atualmente, um dos principais alvos dos cibercriminosos, como podemos saber se o nosso smartphone tem malware instalado? E o que podemos fazer para mantê-lo protegido? A Kaspersky reúne algumas dicas.

Segundo a empresa de segurança, só este ano já terão sido identificadas mais de 140 mil amostras únicas de malware móvel, número seis vezes acima do registado no ano passado.

Em 2013, maais de 98% das aplicações maliciosas detetadas eram destinadas a dispositivos com sistema operativo Android.

É com o objetivo de proteger os utilizadores que a Kaspersky elaborou uma lista com os sete mais habituais sintomas indicativos de que algo de malicioso se passa com o nosso dispositivo Android:

1. Anúncios não desejados: Se o seu smartphone ou tablet está a ser inundado de pop-ups ou outro tipo de anúncios intrusivos - para além do que possa ser considerado normal nas aplicações -, é provável que tenha instalado um adware.
2. Picos de dados: Alguns ficheiros maliciosos aumentam o uso de dados para fazer com que o dispositivo se ligue repetidamente a um website, faça clique num anúncio, descarregue ficheiros de grande dimensão ou envie mensagens.
3. Faturas elevadas sem motivo: Frequentemente, o malware faz com que um smartphone ou tablet infectado faça chamadas ou envie SMS para números de valor acrescentado, elevando o montante da factura telefónica.
4. Aplicações não solicitadas: Algumas apps maliciosas compram ou descarregam aplicações do Google Play ou de outras lojas não oficiais. Se aparecerem no seu dispositivo aplicações que não descarregou, desconfie.
5. Apps que utilizam funções desnecessárias: Alguns programas maliciosos disfarçam-se de aplicações legítimas. Se solicitarem permissão ou outras funções de que não necessitam para ser usados, é provável que tenham fins maliciosos.
6. Atividade estranha nas contas online: Este problema não afecta só os PCs. O malware móvel é muito complexo e pode roubar passwords, credenciais de acesso e dados guardados no dispositivo.
7. Aplicações que exigem dinheiro para desbloquear o dispositivo: Nenhuma empresa legítima que opere dentro da lei bloqueia o dispositivo e pede dinheiro para o desbloquear. 

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